terça-feira, 31 de outubro de 2017

PÊNDULO DA TELEDRAMATURGIA


Novelas fazem sucesso entre os brasileiros, mas há quem diga que sua influencia diminuiu nos últimos anos. A internet pode ter rompido os laços de fidelidade do telespectador, mas o poder das novelas seja como meio difusor de tendências ou como pauta nos assuntos do dia a dia, continua a ter uma relevância significativa.
Se por um lado a qualidade das novelas - refiro-me aos aspectos visuais - tenha melhorado o mesmo não se pode dizer dos personagens. Nesse quesito não ouve progresso, mas apenas uma oscilação entre dois pólos simplificadores. A reformulação da imagem da “heroína”, em certa medida promovida pela expansão do feminismo radical, transformou a personagem feminina - que antes era vista como frágil, dependente e insuportavelmente inocente - em uma bandida, infiel, vaidosa e dotada de uma gigantesca necessidade de bajulação.
Em ambos os extremos a teledramaturgia brasileira retratou uma figura feminina superficial que em nada se aproxima da personalidade complexa e profunda da figura do mundo real. Um lamentável pêndulo criativo que oscila entre dois termos antagônicos e que ainda não foi capaz de ir além dessa estreita dimensão criativa.
TIAGO R.CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário